quinta-feira, 19 de março de 2009

As Memórias do Livro


16/02/09 A 18/03/09
AS MEMÓRIAS DO LIVRO.

AS MEMÓRIAS DO LIVRO.
GERALDINE BROOKS
Ficção - 384 PAG
ED. EDIOURO
R$19, 10
NOTA 06/07

Hanna é uma australiana contratada pela ONU para restaurar e apresentar ao publico a Hagada de Sarajevo. Um livro sagrado de valor incalculável, que sobrevive através dos séculos, por personagens, que acima de suas crenças e religiões, amam a preservação da cultura e dos livros. Muitos dos personagens são fictícios, e são estes que por meios de contos sustentam o romance de ficção “As Memórias do Livro” de Geraldine Brooks (R$19,10 – 384pag. – Ed. Ediouro).
O livro é contado em capítulos aleatórios, que oscilam entre a conturbada vida pessoal de Hanna e a historia de cada evidencia encontrada por ela no livro. As evidencias, e os conflitos pessoais de Hanna se tornam secundários diante a trajetória sofrida do povo Judeu. Perseguido desde a Inquisição da Igreja, bem antes do nazismo de Hitler.
A historia é cheia de romantismo e mostra a coragem e versatilidade dos povos diante as calamidades existentes, assim como a fraqueza daquele que se presta a uma religião sem o controle de todas suas limitações.
De leitura agradável e cunho histórico o livro é um dos melhores produzidos no ano de 2008.

Boa Leitura.

Nenhum comentário: