sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Sombra do Vento (CARLOS RUIZ ZAFON)


A SOMBRA DO VENTO.
CARLOS RUIZ ZAFÓN.
Romance Espanhol - 400 PÁG.
ED. SUMA.
R$23,60
NOTA 06/07

Tenho o infeliz habito de começar tudo de traz para frente, não radicalmente como Benjamim Button, nem de forma tão bela quanto o clico de vida no poema de Chaplin; mas revistas e listas de preleções são sempre vistas as avessas.
Seguindo esta premissa, e não propositalmente, li o segundo livro da tetralogia de Zafón, antes do primeiro; não que este ledo equívoco, tenha diminuído o impacto e a magia do Romance, entretanto me sinto obrigado a reler o Jogo do Anjo, com o intuito de encontrar a continuação cujo autor alega não existir. Outros romances hão de esperar.
Enfim, abordemos a obra em questão – A Sombra do Vento (400 pg. – R$23,60 – ed. SUMA) – de Carlos Ruiz Zafón; um livro que fala sobre livros, sobre quem os lê, sobre quem os escreve e sobre aqueles que vivem dos livros.
A obra é coberta de romantismo e mistério, somada ao talento de Zafón em contar historia, o que segundo minha própria critica, é a formula perfeita para o sucesso. Tanto que o livro já vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares em todo mundo, com direito a tradução em mais de 15 países.
O livro conta a historia de Daniel Sampere e Julian Carax, não sei dizer quem é o protagonista da obra, contudo os dois são personagens intrínsecos, cheios de curiosidade e com uma áurea de causar inveja ate mesmo a Madre de Calcutá, não que sejam “caretas” são dotados de uma personalidade benéfica e transparente.
Daniel é uma criança, que ao se deparar com o livro de Julian; vê nas mãos uma obra prima de valor incalculável, e decide procurar por outros livros e pela historia de Julian Carax, o tempo passa e Daniel persiste em sua busca, quando se depara com uma rede de intrigas, mentiras e monstruosidades, encabeçadas pela imagem do Inspetor Fumero, sujeito capaz de causar medo ate aos mortos, por sua personalidade pérfida e desleal, e pelo seu instinto de vingança.
O passado vem à tona, tirando toda poeira escondida embaixo do tapete, cuja Guerra foi o cenário para o hálibi perfeito de assassinatos e crimes contra a moral.
A historia traz ainda personagens curiosos como Fermín, cuja apenas a existência já valeria o titulo de Best Seller ao livro; assim como o Cemitério dos Livros lugar onde qualquer um desejaria um dia poder desobstruir as tantas trancas e fechaduras que guardam os livros esquecidos.

Boa leitura.

Nenhum comentário: