sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Memoria de Minhas Putas Tristes


MEMORIA DE MINHAS PUTAS TRISTES
GABRIEL G MARQUEZ
Romance - 127 PAG
ED. RECORD
R$16,20
NOTA 04/07
Como ainda pode ser bela a vida para os que estão na terceira idade, mesmo a memória já não estando a ponto de saber onde colocaram os óculos, e o conhecimento obsoleto aponto de não saber o que é um iPod.
Para muitos de nós que ainda estamos na casa dos vinte, e muito mais já na casa dos trinta, fica difícil entender essa concepção, pois ela foge aos moldes de uma sociedade que a cada dia exige corpos sadios e atléticos, estimulando uma guerra cientifica para a descoberta da pílula da juventude; desconsiderando a magia da senilidade. Esta é uma das tantas vias do livro Memória de Minhas Putas Triste de Gabriel Garcia Márquez (R$16,20 – 127pag. – Ed. Record) que apesar das poucas paginas, há muito a nos oferecer.
O livro nos conta a historia de um jornalista, cuja vida inteira, foi vivida entre farra nos bordeis. Depois de muito tempo ocioso, ao completar 90 anos, ele decide, se dar ao luxo de ter uma relação sexual com uma virgem, e imediatamente liga para uma cafetina, profissional mais bem preparada para conseguir o “objeto de desejo”.
No transcorrer dos fatos, o inesperado acontece, nosso jornalista se apaixona pela jovem de catorze a qual ele nomeia Delgadina. O romance se torna sublime e puro, apesar da diferença entre as idades, e não chega a apelar para as atrocidades da pedofilia, pois o velho não sucumbe aos seus deleites, e se apaixona deliberadamente pela jovem e se delicia ao deitar e contemplar o corpo da amada.
O livro nos mostra a magia de quem já tudo viveu, e ainda pode sentir o sabor do amor, do ciúme e do desespero, como se fosse um adolescente casto e pueril.
Tendo o romance como idéia central, o livro ainda trás nas entrelinhas criticas a sociedade moderna, com seus paradigmas, e traça uma linha de conformidade entre os sentimentos e a necessidade dos serviços de meretriz.

Boa Leitura

Nenhum comentário: