terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Cabana - Willian P. Young


02/12/2008 NOTA: 04 (ESCALA: DE 0 A 7)


A CABANA
Willian P. Young
Ficção
240 Paginas
R$19,90
Editora Sextante

O livro pode ou não ser considerado uma obra prima, isso dependerá muito da perspectiva; ou da posição religiosa do leitor, a historia se desenvolve no paraíso, onde Mack tem um encontro com a santíssima trindade para um acerto de contas.
Mack viveu de uma infância turbulenta, em que presenciava constantemente os maus tratos do pai, para com a mãe e com ele, decide sair de casa, mas não sem antes, dar um fim aquele terrível situação.
Depois de tempos idos, quando tudo parece estar bem, Mack esta diante do desaparecimento de sua pequena Missy, em que os sinais deixados em uma cabana indicam que um maníaco a raptou e desapareceu com o corpo.
Passados quatro anos Mack ainda sofre com as conseqüências do desaparecimento de Missy, foi tomado por uma “Grande Tristeza” que o priva dos pequenos deleites da vida e o pior sua outra filha se tornou restrita e cada vez mais distante.
Um dia solitário em sua casa, Mack recebe um bilhete, no qual e convidado para um acerto de contas, exatamente no lugar onde foram encontrados os vestígios de Missy. Há vários indícios de quem propriamente Deus escrevera o bilhete, e assim Mack decide dar os créditos e ir ao encontro do desconhecido.
Como que surpreendente, ao chegar na cabana, Mack se vê dentro do paraíso e juntamente com Deus, Jesus e o Espírito Santo passam um final de semana cheio de surpresas, lembranças e perdoes, Com o aprendizado de um novo conceito Mack tem a oportunidade de escolher voltar para casa e tomar as rédeas de sua nova vida.
Em que terá que perdoar o assassino da sua própria filha.
Para os que têm uma boa base religiosa e vivem em cristo, os conceitos podem ser bem interpretados, ate mesmo quando a igreja, em sua habitual e convencional estrutura é criticada por ser uma instituição criada por homens, os conceitos são de bela harmonia e da filosofia do politicamente correto, já para os ateus, céticos, agnósticos e os que possuem crença diferente das tradições ocidentais a leitura pode se tornar um pouco maçante, mas de breve esclarecimento.
Indiferente de qual seja a religião, não deixa de ser uma boa obra de ficção.

Nenhum comentário: