quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A VEDETE DO BRASIL




A maioria até diz que não, mas todo mundo gosta de uma novela; tudo bem que uns mais que os outros, mas não há quem resista o poder da novela das 8, ate mesmo as emissoras concorrentes sucumbem a sua grandeza e maestria; por vezes tentam tirar a sua atenção com jogos televisivos, programas de auditório, sensacionalismo e novas programações, mas é tudo fachada, o que eles querem mesmo e sentar na poltrona e ver o duelo entre Flora e Donatella, eu duvido quem saiba o que passa no horário das oito em outra emissora? Na verdade as outras emissoras ficam “fora do ar” neste horário, com aquela imagem de arco íris vertical, ou aquele chiado que mais parece um monte de formiguinhas sem saber para onde ir.
Conheço o caso de uma emissora, que comprou uma novela, que fizera muito sucesso anos atrás, para reprisá-la e fazer frente contra a atual! O que o dono da emissora não esperava; era a capacidade do brasileiro em assistir duas, três ou mais novelas ao mesmo tempo, isso tudo enquanto janta, joga cartas e ensina o filho a fazer dever da escola, a sina só tinha fim, ao termino das pilhas do controle o que era facilmente resolvido pela disposição do filho mais novo em fazer as trocas simultâneas dos canais.
Apesar de muitos alegarem não assistir, sabemos de casos em que internautas faziam o acompanhamento de novelas em sites especializados como o fuxico, novelas on line e spfc.com.br; há também os que acompanham pelas vinhetas e chamadas de comerciais, esses sabiamente são os primeiros a descobrir o desfecho da trama; conheço um que jurava não gostar e nem assistir novela alguma, surpreendentemente foi flagrado em casa com toda a coleção das revistas “tititi” e “contigo” numa ação conjunta da policia federal com a associação dos artistas, a operação teve o nome de “Vale a Pena ver de novo”.
Por essas e outras, não adianta disfarçar e fingir ler o livro e/ou jornal diante a televisão, todos sabem que entre uma pagina e outra você da uma espiadinha por cima; para ver se aparece a Paloma Duarte ou para saber quem é a dona daquela voz tão sensual que esta envolvida neste bate boca, ou ate mesmo quem é o corno da vez na novela. Se a novela for mexicana, então não há o que ser feito, deixe o livro no colo e preste atenção em nomes como Maria Margarida, Brigite Cavalcante ou Maria Margarida Cavalcante, com certeza serão as mocinhas ou vilãs da historia; mas os decotes e as pernas compensam a dublagem e o texto mecanizado, no final você ate simpatiza como o nome Ricardo Luis ou Jorge Washigtton.
A única ressalva é para o futebol, a novela das oito só perde adeptos e horário para o futebol de quarta, mas contra o futebol não há quem possa.
Nem mesmo o pronunciamento do presidente da republica sobre o novo pacote orçamental consegue ter mais aliados que o futebol, e olha que há quem deixe de tomar uma saideira, para ouvir a voz e as analogias do presidente. Eu não conheço ninguém que faça isso, mas há quem diga que existe!
Hoje em dia, ate jornalista com escrúpulos, cantor que não quer fama e herdeiro que não quer dinheiro existem, mais isso só em novelas.

Nenhum comentário: