quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Agosto (Rubem Fonseca)

Romance – 349 pág.
Cia. Das Letras – 1990.
NOTA 05/07
ISBN 85-7164-139-0
2ª edição.

UM DOS PIORES MALES EXISTENTESS NA SOCIEDADE ALEM DA MÚSICA ELETRONICA E DA SALADA DE MAIONESE É O PRECONCEITO E A IGNORANCIA, AMBOS SÃO DEGRADANTES POR SÍ SÓ, MAS QUANDO JUNTOS CONSEGUEM SER AINDA PIORES, SE TORNAM OFENSIVOS.
EU COMO POBRE MORTAL, ALEM DE TER MEUS PRECONCEITOS, ÀS VEZES, E SÃO MUITAS ESSAS VEZES, AINDA SOU IGNORANTE.
NO QUESITO LITERATURA; SOFRI DESTE MAL POR LONGA DATA, NÃO QUE EU TENHO ME CURADO TOTALMENTE, AINDA SOU AVERSO A LIVROS DE AUTO AJUDA E PAULO COELHO, MAS QUEM EM SÃ CONCIENCIA NÃO É?
SEMPRE OPTEIS POR LIVROS E AUTORES QUE NÃO FOSSEM NACIONAIS, SENDO UM FÃ INCONDICIONAL DE L.F. VERISSIMO, TINHA O DISPARATE, DE ALEGAR QUE ELE NÃO ERA DESSE PAÍS, (HOJE SEI, QUE ELE SEQUER É DESSE MUNDO); MAS ADQUIRI CERTA SIMPATIA, APÓS CONHECER AS OBRAS DE JÔ, LAURENTINO E UBALDO, QUE FIZERAM ASCENDER UMA LUZ DE ALERTA EM MEUS PADRÕES DE LEITURA.
AGORA FOI COM A OBRA DE RUBEM FONSECA QUE TODO ESSE PARADIGMA FOI AO CHAO E SE ESTILHAÇOU COMO CACOS DE VIDRO. DESDE ENTAO EQUIPARO A LITERATURA NACIONAL COM QUALQUER OBRA ESCRITA EM TODO MUNDO, DESDE QUE ESTA SEJA NO MINIMO AGRADAVEL E INTERESSANTE.
SABE SE HOJE, QUE HÁ AUTORES NACIONAIS QUE SE IGUALAM E ATE SUPERAM ESCRITORES RENOMADOS, TUDO BEM, QUANTO AO MEU ATRASO, UM LEDO ENGANO, POREM ANTES TARDE DO QUE NUNCA. QUEM JÁ LEU AS OBRAS DE MACHADO DE ASSIS, ERICO VERISSIMO PODE CONFIRMAR ISSO.
EM AGOSTO (349 pág. - CIA DAS LETRAS) RUBEM FONSECA MESCLA FICÇÃO COM REALIDADE, CRIA UM ROMANCE POLICIAL, EM QUE AO FUNDO OCORREM OS FATOS QUE SUCEDERAM O SUICIDIO DO ENTAO PRESIDENTE GETULIO VARGAS. ESTES FATOS SE ENTRELAÇAM COM A FICÇÃO DE MODO A NÃO CORROMPER A HISTÓRIA.
O ROMANCE TEM COMO PROTAGONISTA O COMISSÁRIO ALBERTO MATTOS, UM SUJEITO ÍNTEGRO, HONESTO E INTELIGENTE, FORMADO EM DIREITO CIVIL, DE QUEM NINGUEM NO DEPARTAMENTO GOSTA, POR SEU ESTILO AUTENTICO E PELA RIGOROSIDADE NO CUMPRIMENTO DA LEI.
MATTOS SOFRE COM OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE, CUJO ESTADO DEVERIA SER O RESPONSAVEL, A SUPERLOTAÇÃO EM CADEIAS E O PRINCIPAL DELES, NÃO OBSTANTE, SOFRE DE ULCERA E NO DECORRER DO LIVRO SE VÊ DIVIDO ENTRE O AMOR DE DUAS MULHERES: ALICE E SALETTE.
A HISTÓRIA EMPLACA O PIOR DO RIO DE JANEIRO DA DECADA DE 50, MULHERES BONITAS FAZEM CENA ENTRE O AMOR, PROSTITUIÇÃO E O HOMOSSEXUALISMO; A POLITICA FAZ FRENTE À CORRUPÇÃO A PROPINA E AOS INTERESSES PARTIDARIOS DOS QUAIS SE SOBRESSAEM A COVARDIA E A TRAIÇÃO DE HOMENS DE CONFIANÇA DO ESTADO. ISSO TUDO DE MANEIRA HISTORICA E REVELADORA.
O LIVRO DÁ VIDA E AÇÃO HÁ PERSONAGENS, CUJOS NOMES ATÉ ENTÂO (NO CASO PARA OS MAIS JOVENS) SÓ ERAM CONHECIDOS EM PLACAS DE RUAS, AVENIDAS E PRAÇAS DA CIDADE; UMA OTIMA FORMA DE APRENDIZAGEM PARA OS QUE NÃO VIVENCIARIAM ESTA EPOCA QUE FOI TAO TRUCULENTA EM NOSOS PAÍS. EPOCA EM QUE REINOU UM DITADOR QUE TANTO FEZ PELSO POBRES E QUE ATE HOJE, PASSADOS MAIS DE CINQUENTA ANOS, AINDA NÃO DECIDIMOS SE O TEMOS COMO MOCINHO OU BANDIDO.

BOA LEITURA.

Nenhum comentário: