terça-feira, 14 de julho de 2009

LUXÚRIA - A CASA DOS BUDAS DITOSOS (JOÃO UBALDO)



LUXURIA.
JOAO UBALDO.
Ficção - 156 PÁG.
ED. OBJETIVA - 1999.
R$0,00 (e-Book)
NOTA 03/07


DEPOIS DE “GULA” DE LUIS FERNANDO VERISSIMO E “INVEJA” DE ZUENIR VENTURA, LUXURIA (156 PG – ED. OBJETIVA – 1999) É O TERCEIRO LIVRO DA SERIE PLENOS PECADOS, LANÇADOS COMO ESTRATEGIA MERCADOLOGICA DA EDITORA OBJETIVA NO FINAL DOS ANOS 90.
O LIVRO ABORDA COMO ASSUNTO PRINCIPAL O SEXO EM TODAS AS SUAS NUANCES E VERSATILIDADES: INCESTO, ZOOFILIA, DROGAS, SEXO ANAL, GRUPAL, MANUAL, ORAL E TODAS OUTRAS ANOMALIAS SEXUAIS POSSIVEIS E EXISTENTES SÃO O CONTEUDO DAS PAGINAS QUE PREENCHEM ESTE DEPOIMENTO SOCIOHISTORICOLITEROPORNÔ. OS CASOS VIVIDOS PELA PROTAGONISTA SÃO APRESENTADOS DE FORMA ABERTA E CLARA, DE FORMA A CORAR ATE MESMO, MENTES CONSIDERADAS MODERNAS E FUTURISTAS COMO AS DOS HIPPIES, PUNKS E PADRES DA IGREJA CATOLICA. - JULGO EU.
DE POUCO PARA OFERECER, FOI TAXADO POR VARIOS CRITICOS LITERARIOS COMO PORNOGRAFIA PURA E COMO GRANDE DESVAIRIO DO NOTAVEL ESCRITOR JOAO UBALDO, QUE TEM EM SUAS OBRAS, CLASSICOS CONSAGRADOS COMO: O SORRISO DO LAGARTO; SARGENTO GETULIO E VIVA O POVO BRASILEIRO.
ENTRETANTO NEM SO ENTRE CALVARIOS, PEDRAS E CENSURA TRILHA E HABITA A OBRA DE UBALDO, HÁ OS QUE CONSIDERAM A OBRA MAIS SAGRADA DO QUE A PROPRIA BIBLIA E ALEM DE MANUAL PARA ORGIAS, FESTINHAS ENTRE AMIGOS E CONVENÇOES EM NEVERLAND ELE É TIDO COMO LIVRO DE CABECEIRA, POSSIVELMENTE AO LADO DE REVISTAS DE PAGINAS COLADAS, LIVROS DE KAMA SUTRA E PRESERVATIVOS DA JONTEX.
MAS TAMBEM HÁ O TERCEIRO GRUPO, PROVAVELMENTE A GRANDE MAIORIA:
OS LEITORES - NESTE GRUPO SE ENCAIXA FÃS DE UBALDO, VICIADOS EM BULAS DE REMEDIO, DOENTES CRONICOS E DESAFETOS DO APARELHO TELEVISOR. PARA ESTES O LIVRO É UM OTIMO PASSATEMPO CUJA NARRATIVA, ORA VULGAR ORA EXCITANTE, PRENDE O LEITOR ENTRE CASOS E DIVAGAÇOES FILOSICAS SOBRE O SEXO. A CURIOSIDADE PARA O TERMINO DESSA JORNADA LUXURIOSA, PROMISCUA E AS VEZES TENTADORA EM QUE VIVEU A PROTAGONISTA QUE AGORA PADECE DE UM ANEURISMA, CITADO BREVEMENTE NO LIVRO, COMO FORMA DE MISTERIO.
LONGE DE SER UM BEST SELLER, OU UMA GRANDE OBRA PRIMA, LUXURIA TEM COMO GRANDE CHAMARIZ, A IDENTIDADE DA AUTORIA DA OBRA, SEGUNDO O PROPRIO JOAO UBALDO, OS ORIGINAIS FORAM ENTREGUES EM SUAS MAOS ANONIMAMENTE, ASSIM QUE FOI ANUNCIADO O CONVITE QUE O ESCRITOR RECEBEU DA EDITORA PARA ESCREVER SOBRE TAL ASSUNTO, VERDADE OU NÃO, O FATO É QUE JOAO UBALDO FAZ DISSO UM OTIMO HALIBI PARA ESCREVER SOBRE UM ASSUNTO QUE SE NÃO FOR DEMASIADO TECNICO HÁ DE SER VULGAR E ULTRAJANTE E JOAO UBALDO FAZ COM MAESTRIA O QUE POUCOS SERIAM CAPAZES DE FAZER. NÃO CRIA TRAUMAS, SEQUER CONSEQUENCIAS PARA OS SEUS ATOS, E ABONA DE FORMA SUTIL, SUA POSSIVEL PATOLOGIA SEXUAL, CUJA PROPRIA PROTAGONISTA VE COMO UMA PREDISPOSICAO E UM DOM DOADO POR DEUS A ELA. O DOM DO SEXO, DO QUAL ELA SE LAMBUZOU A VIDA INTEIRA COM PRAZER, SEM CULPA, NEM ARREPENDIMENTOS.

Nenhum comentário: