quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os Homens que não Amavam as Mulheres (Stieg Larsson)

Stieg Larsson.
Romance – 522 pág.
Cia. Das Letras – 2008.
R$14,80
NOTA 05/07
ISBN 978-85-359-1324-8
4ª reimpressão.

É TRISTE SABER QUE O JORNALISTA E ESCRITOR SUECO “STIEG LARSSON” MORREU ANTES MESMO DE VER O SUCESSO ARREBATADOR DOS SEUS LIVROS; ENTRETANTO ISSO SÓ FEZ DESPERTAR MAIS INTERESSE ENTRE OS LEITORES DE TODO O MUNDO, JÁ QUE ELES LIDERARAM LISTAS EM PAÍSES COMO ALEMANHA, NORUEGA, ITÁLIA, DINAMARCA, FRANÇA, INGLATERRA ENTRE OUTROS. NESTE CASO NÃO SE TRATA DE UM RECONHECIMENTO PÓSTUMO, E SIM UMA TRISTE COINCIDENCIA QUE SERVIU DE TRUNFO PARA A EDITORA NA PUBLICAÇÃO DOS LIVROS.
O PRIMEIRO TRAZ NA CAPA O NOME: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (522 PÁG – CIA. DAS LETRAS) SE A EDITORA PECOU EM TER UM NOME TÃO EXTENSO, ACERTOU NO QUESITO DESIGN, A CAPA É BELISSIMA E ATRAENTE, E O CONTEUDO É CHEIO DE INGREDIENTES QUE FARÃO O LEITOR CONTAR OS SEGUNDOS PARA VIRAR AS PAGINAS. O PROTAGONISTA É MIKAEL BLOMKVIST, QUE TAMBEM É JORNALISTA E EDITOR CHEFE DE UMA REVISTA QUE DENUNCIA AÇOES SUSPEITAS DE EMPRESAS QUE AGEM ILEGALMENTE. QUALQUER SEMELHANÇA COM O PROPRIO AUTOR NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA.
EM UMA DESSAS DENUNCIAS MIKAEL ACABA SENDO PROCESSADO POR INJURIA E DIFAMAÇÃO, CONDENADO SE VÊ NA OBRIGAÇÃO DE ACEITAR UMA PROPOSTA QUE APESAR DE BEM REMUNERADA É QUASE IMPOSSIVEL - DESVENDAR O ASSASSINATO DE HARRIET, SOBRINHO DE HENRIK VANGER, UM DOS MAIORES INDUSTRIAIS DA SUECIA. HARRIET ESTÁ DESAPARECIDA HÁ MAIS DE 30 ANOS.
NA OUTRA LINHA DA HISTÓRIA, O AUTOR NARRA A VIDA DE LISBETH SALANDER QUE DEVIDO AO SEU COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL NÃO É CONSIDERADA APTA PARA CUIDAR DE SUA PROPRIA VIDA, E APÓS A MORTE DE SEU ÚNICO AMIGO PALMGREN, SE VE NAS MAOS DE UM NOVO TUTOR, QUE AO CONSIDERÁ-LA UMA GAROTA FRAGIL PASSA A ABUSAR SEXUALMENTE DELA E A HUMILHÁ-LA. COM REQUINTES DE CRUELDADE, LISBETH RETOMA AS REDEAS DA SITUAÇÃO E MOSTRA PORQUE É CONSIDERADA A MELHOR PERSONAGEM DO LIVRO.
ESSES RELATOS SÃO BEM DETALHADOS, ASSIM COMO A DESCRIÇÃO DA PERSONALIDADE DE TODOS, ISSO FAZ COM QUE O LIVRO DEMORE A ENGRENAR, MAS SE HOUVER FOLEGO SUFICIENTE PARA SE CHEGAR INTEIRO A ILHA DE HEDESTAD, VOCE TERA EM MÃOS UMA DAS MELHORES OBRAS DE SUSPENSE DA ATUALIDADE. E TERÁ QUE SUPORTAR A ANSIEDADE E ADRENALINA EMANADA DO LIVRO QUANDO MIKAEL E LISBETH SE JUNTAM PARA REVELAR UM HISTORICO DE ASSASSINATOS E CRUELDADES COMETIDOS POR UM DOS MEMBROS DA PROPRIA FAMILIA VANGER.
MERITOS PARA O AUTOR PELO SUCESSO AVASSALADOR DA OBRA, CUJO PRINCIPAL MOTIVO É A FORMA COMO ARTICULA ASSUNTOS TAO POLEMICOS E TAO VIVOS NA SOCIEDADE COMO MAUS TRATOS A MULHER, SADISMO, PRE-CONCEITOS E ABUSO DE PODER SEM CAIR NO “MAIS DO MESMO”.
A SURPRESA FICA PELA QUEBRA DO PARADIGMA QUE A SUECIA É UM PARAÍSO ONDE NÃO HÁ CORRUPÇÃO E TODOS OS POLITICOS SÃO HONESTOS E OS SERES HUMANOS SÃO NORMAIS. LISBETH QUE NOS DIGA.

Nenhum comentário: