quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Política - Joao Ubaldo Ribeiro.




JOAO UBALDO.
Ciência Política - 221 PÁG.
NOVA FRONTEIRA – 12ª ED.
(SR. EDUARDO)
NOTA 05/07

O primeiro livro que caiu em minhas mãos de João Ubaldo, foi Luxuria, que trata especificamente de sexo, na forma menos pudica possível. Há quem diga que é um livro totalmente pornográfico. Uma espécie de prostituição literária. Se assim fosse; teríamos que imediatamente trancar Ubaldo a sete chaves, cortar lhe os dedos e proibi-lo de escrever qualquer nota que fosse diferente à declarações de amor. Trancafiá-lo em um desses presídios federais, que habitam pessoas de índole no mínimo suspeita, cuja presença na sociedade não é bem quista.
E por quê?
Simples porquê o segundo livro que me caiu às mãos de Ubaldo é sobre Política!
O que hoje em dia é ainda pior. Que perversão!
Mas vamos deixar uma coisa bem clara por aqui, há uma diferença enorme entre os atuantes de prostituição e política. A primeira é praticada por mulheres de baixo meretrício, no popular – Putas mesmo, já na segunda é realizada só pelos filhos destas.
Entretanto...
È contra esse pensamento coletivo sobre esse mal que assola nosso país, que Ubaldo escreveu em 1981 a obra – Política – Quem manda, Por que manda, Como manda. (livro, rs. – ed. Pág) apesar da analogia humorística no começo da resenha, Ubaldo escreve de forma seria e clara algo que é tão importante para cada cidadão. Traz explicações fáceis e esclarecedoras sobre termos técnicos e tão assustadores para nós eleitores mortais, que cada vez mais nos escandalizamos com palavras que fogem ao nosso cotidiano, como ideologia, Constituição, raciocínio critico e igualitarismo.
O livro aborda em vários capítulos (são 16 no total) assuntos como: Estado, Democracia, Constituição e Sistemas eleitorais, e no final de cada capítulos traz indagações sobre o tema proposto, para uma melhor avaliação e questionamento dos fatos, a fim de despertar no leitor o senso critico e perceber a verdade que o rodeia muitas vezes disfarçada.
É que o jogo de interesse é a grande engrenagem que move a política, mas que, sobretudo, que nesse campo onde habitam, sanguessugas, percevejos e os demais variados tipos de parasitas, são alimentados por nós, com nossa ignorância e lassidão frente ao que nos é proposto. E que quando a coisa vira uma zona, o melhor a fazer é mandar as putas embora.

Nenhum comentário: