segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eu sou o Mensageiro (Markus Zusak)


EU SOU O MENSAGEIRO
(Markus Zusak)
Ficção - 318 Pág.
ED. INTRÍNSECA

Ed Kennedy seria só mais um taxista reclamão do mundo, se não fosse o fato de ele se levantar pegar uma arma e apontar para um assaltante, impedindo desta forma, um assalto a banco. Tudo bem que o assaltante era um mané, nas palavras do próprio autor; Mais isso mudou de forma considerável a vida de Ed, a minha e a de quem mais ler O Mensageiro (Markus Zusak – 318p – R$19,30).
O livro conta a historia de Ed kennedy, um anti-herói dono de um cachorro viciado em cafeína e que costuma cheirar tão bem, quanto um defunto dentro de um caixão. Ed perdeu seu pai para a birita há um ano, e vive uma relação conflituosa com a mãe, uma senhora de cinqüentas anos ranzinza que ama todos os filhos, exceto Ed. Os seus dias de folga são rodeados pelos amigos Ritchie, Marv e Andrey, juntos eles formam um quarteto cheio de excentricidades que fazem uso das gozações para demonstrar o valor da amizade de cada um, o que não deixa de gerar discussões continuas e repetitivas.
Em seus 19 anos de idade, o maximo que conseguiu na vida, foi um emprego de taxista e impedir um assalto que alem de lhe proporcionar três minutos de fama, fez com que Ed fosse o escolhido para ser o protagonista da trama, que envolve suspense, generosidades e a superação dos próprios limites.
Após a cena do assalto, Ed recebe a primeira de 5 cartas, um As de Ouros, que contem três endereços, dos quais ele terá que descobrir o que deverá ser feito as pessoas residentes dos locais, é a partida para um jogo cheio de mistérios e emoções que fazem o leitor ir do riso continuo às lagrimas.
As missões despertam algo novo em Ed, um sentimento de vivacidade para quem apenas sobrevivia no dia a dia da sociedade.
O final foge a regra da ficção habitual e de forma totalmente surpreendente, pode não agradar a todos. O inevitável são as comparações ao best seler A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak – 480p – R$39,90) que possui um maior impacto, porem, ambos são protagonizados por personagens sábios e generosos, que crescem diante as piores dificuldades. Eu sou o Mensageiro tem uma linguagem mais direta, sem eufemismo que nos deixa a vontade ao ler o livro, pela forma contemporânea da qual estamos habituados. É um bom livro para quem quer ter uma leitura agradável, versátil com muitas risadas.

Boa Leitura...

Nenhum comentário: