sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Jogo do Anjo (Carlo Ruiz Záfon)



O JOGO DO ANJO.
CARLOS RUIZ ZAFÓN.
Romance - 410 PÁG.
ED. OBJETIVA/SUMA DE LETRAS.
R$26,00
NOTA 06/07

PARA UM FILME DE TERROR SER BOM, ELE DEVE SER SOBRE ESQUIZOFRENIA, E COMO REGRA, A PARTE MAIS INTERESSANTE, É QUANDO O PERSONAGEM DESCOBRE SER UM É UM DESEQUILIBRADO, UM LUNÁTICO A PONTO DE POR A VIDA DE TODOS OS QUE RODEIAM EM RISCO, UM VERDADEIRO TANTÃ. UMA HISTORIA QUE SEGUE A PREMISSA DO “SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO”.
POR TANTO TODA HISTORIA DE TERROR (EXCETO “OS OUTROS”) QUE NÃO FALAM SOBRE ESQUIZOFRENIA, PARA MIM NA VERDADE É UMA COMEDIA.
E O QUE TUDO ISSO TEM HAVER COM O LIVRO DE CARLOS RUIZ ZAFÓN?
ELEMENTAR, MEU CARO WATSON.
INTERPRETAÇÕES! INTERPRETAÇÕES!
PARAFRASEANDO UMBERTO ECO “TODA HISTORIA É UMA MAQUINA DE GERAR INTERPRETAÇÕES”, NÃO SABE SE ZAFÓN, LÊ OU NÃO UMBERTO ECO, MAS SUA OBRA TEM ESSA PREMISSA, PARA ALCANÇAR O SUCESSO QUE ESPERAMOS QUE ALCANCE.
EM O JOGO DO ANJO (R$26,00 – 410 pág. – Ed. Objetiva/Suma das Letras), O QUE SURPREENDE SÃO AS QUANTIDADE DE BELAS CITAÇÕES E OS RICOS DETALHES DE UMA BARCELONA DOS ANOS 30, EM QUE TUDO PARECE MÁGICO, A PROVA DA HABILIDADE DO AUTOR QUE DE FORMA PRAGMÁTICA CRIA UMA FICÇÃO CHEIA DE MISTICISMO E ESPIRITUALIDADE QUE EM CERTAS PAGINAS DESPERTAM UM RECEIO, MUITO PARECIDO COM O MEDO QUE TÍNHAMOS AOS CINCO ANOS DE IDADE.
COM PERSONAGENS QUE VÃO ALEM DO INTERESSANTE E COM ENSINAMENTOS E TÉCNICAS DE ESCRITA O FOCO ENVOLVE AMIZADE, A PAIXÃO PELOS LIVROS É UM ROMANCE AVASSALADOR, QUE CRESCE CONFORME A TRAMA SE DESENVOLVE,; CHEIA DE EVIDENCIAS E PISTAS FALSAS, A TRAMA LEVA O LEITOR A CAMINHOS AINDA NÃO TRAÇADOS, E O SURPREENDE COM UM FINAL TOTALMENTE INESPERADO QUE CABE AO LEITOR A INTERPRETAÇÃO ENTRE A LOUCURA E A MAGIA.
UM ENREDO PERFEITO PARA AS TELAS DO CINEMA, A PONTO DE DEIXAR QUALQUER PSIQUIATRA IMPRESSIONADO.

BOA LEITURA.

Nenhum comentário: