terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diário de um Fescenino. (Rubem Fonseca)


RUBEM FONSECA.
Romance – 253 pág.
Cia. Das Letras – 2003.
NOTA 04/07
ISBN 85-359-0346-1
1ª edição.

FUGINDO DO CONCEITUADO ROMANCE POLICIAL, ZE RUBEM, ASSIM CHAMADO PELOS INTIMOS, DESTA VEZ ESCREVE UM LIVRO EM FORMA DE DIÁRIO (AO MENOS É O QUE PARECE A PRIMEIRO INSTANTE).
O PROTAGONISTA É RUFUS UM SUJEITO COM NOME DE CACHORRO, E UM ESCRITOR EM DECADENCIA COM FORTES TENDENCIAS À BIGAMIA E COM PENSAMENTOS NÃO MUITO CONVENCIONAIS; LASCIVO E INTERESSEIRO COSTUMA TROCAR DE MULHERES CONFORME AS ESTAÇÕES DO ANO, E NÃO O AGRADAM AS AMIZADES COM PESSOAS DO MESMO SEXO.
É O TIPO DE PERSONAGEM A SER DETESTADO PELOS LEITORES, ENTRETANTO (SEMPRE HÁ UM ENTRETANTO) RUFUS É INTERESSANTE, SUA CORAGEM E ORIGINALIDADE SE NÃO CONQUISTAM O LEITOR, HÃO DE SEGURÁ-LO ATE O FIM DO ANO, QUANDO TERMINA O SEU DIARIO; NÃO OBSTANTE E HONESTO CONSIGO MESMO, POE AS CARTAS A LIMPO EM SEU DIÁRIO, MESMO QUE PECAMINOSO E DEPRAVADO NÃO ESCONDE SEUS ENSEJOS NA MANIPULACAO DE MULHERES PARA LEVÁ-LAS PARA CAMA.
DO MEIO PARA O FIM, O PERSONAGEM SE VE DIVIDIDO ENTRE O AMOR DE MAE E FILHA, QUE FUTURAMENTE LHE CAUSA ALGUNS INCOVENIENTES E O DEIXA NO MEIO DE ASSASSINATOS E ACUSAÇÕES DE ESTRUPO E A EVIDENTE POSSIBILIDADE DE SER PRESO, É NESSE PONTO QUE AFLORA O MELHOR DE RUBEM FONSECA, QUANDO SURGE EM MEIO AO DIARIO O ESTILO INCONFUNDIVEL DO ROMANCE POLICIALESCO.
DIÁRIO DE UM FESCENINO (253 PÁG. - CIA DAS LETRAS) FAZ IMPLICITAMENTE CRITICAS AO QUE OCORRE EM TODO PROCESSO NA ELABORAÇÃO DE UM LIVRO, O PERSONAGEM CITA EM VARIAS OCASIOES, A GANANCIA DE EDITORES, E OS MALES QUE AFETAM NÃO SÓ ESCRITORES, MAS TAMBEM LEITORES, QUE FREQUENTEMENTE SOFREM DA SINDROME DE ZUCKERMANN, QUE CONSISTE EM ACREDITAR QUE O PERSONAGEM É SEMPRE UM ALTER EGO DO ESCRITOR.
O LIVRO É RICO EM CITAÇÕES DE OBRAS MUNDIALMENTE CONSAGRADAS, O QUE NOS FAZ CRER, QUE ENCANTO A MAIORIA, JOGA CARTAS, ASSISTE SERIADOS OU CONSERTA TORNEIRAS, O NOSOS VELHO ZÉ RUBEM, SE DEBRUÇA EM CLASSICOS DE FLAUBERT E MOLIÉRE E OUTROS NOMES QUE DOMINAM A LITERATURA MUNDIAL.
E QUE FIQUE BEM CLARO QUE RUFUS NÃO É O ALTER EGO DE FONSECA.
PRONTO! DADO O RECADO.
BOA LEITURA.

Nenhum comentário: