segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SOMBRAS DA NOITE




SOMBRAS DA NOITE
STEPHEN KINGContos - 411 PAG
ED. OBJETIVA
PRESENTE DO AMIGO TON
NOTA 04/07
Sombras da noite

Uma coletânea de 20 contos faz desse livro uma boa pedida para quem gosta de vampiros, fantasmas, forças ocultas, esquizofrenia e de pessoas que realmente gostam de fazer o mal.
São contos escritos na década de 70, época em que o nosso querido Padre Quevedo, ainda não dava seus diagnósticos sobre Ectoplasma, e sequer era um.
Stephen King alem de grande escritor é uma ótima deixa para cineastas, muitos de seus livros e contos já foram para as telas de cinema, neste livro no mínimo cinco deles originaram grandes adaptações cinematográficas: “As Crianças do Milharal”; “Às Vezes Eles Voltam”, “A Maquina de Passar Roupa”, “O Homem do Cortador de Grama” e Ultimo Turno”, que acabaram se tornando “A Colheita Maldita”; “As vezes eles Voltam”; “Mangler: O Grito de Terror”; O Passageiro do Futuro e A Criatura do Cemitério, respectivamente.
Fora os contos que se tornaram vedetes nas mãos e idéias de produtores, atores e profissionais da indústria da 7ª arte, há também os contos dignos de uma boa reflexão que te deixam meio atordoado por uns dias, alguns contos são magníficos, outros nem tanto. O bom do livro é a forma da escrita, que te prende a cada conto, mesmo que no final você se decepcione, mas pelas linhas escritas, fica notável, o grande escritor que King é, ele consegue aguçar o mais ínfimo instinto de “caça-fantasma” do leitor; faz de lugares comuns como Lanchonetes, Postos de Gasolina, Bares e pequenos vilarejos palco para os mais adversos acontecimentos. Como uma espécie de publicidade King, repete varias vezes bares Grinder e óculos de armação de tartaruga, numa espécie de assinatura. Os finais, apesar de em sua maioria, previsíveis, tem um quê de ambigüidade, em que cabe ao leitor, interpretar o final que mais lhe agrade, assim como nos filmes de terror, que não precisa ser nenhum “expert” para saber quem é o Serial Killer ou se tudo aquilo não passou de um sonho ruim; em que monstros dotados de poderes sobrenaturais e demoníacos podem sair do guarda roupas a qualquer instante.
Destaque para contos como: Ex-fumantes; Crianças no Milharal; As vezes eles Voltam; Jerusalem´s Lot; O Bicho Papão e Primavera Vermelha.

Boa Leitura.

Jerusalem´s Lot · Ultimo Turno · Ondas Noturnas · Eu sou o Portal · A Maquina de Passar Roupa · O Bicho Papão · Massa Cinzenta · Campo de Batalha · Caminhões.As vezes eles voltam · Primavera Vermelha · O Ressalto · O Homem do Cortador de Grama · Ex-Fumantes LTda · Eu sei do que você precisa · As crianças do milharal · O ultimo degrau da escada · O homem que adorava flores · A saideira · A mulher no quarto.

Nenhum comentário: