terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)



CEM ANOS DE SOLIDÃO.
GABRIEL G. MÁRQUEZ.
Romance - 364 PÁG.
RECORD – 27ª ED.
NOTA 06/07

PUTA QUE O PARIU!
FOI ISSO DO COMEÇO AO FIM.
SE ME VIESSE À CABEÇA, UMA PALAVRA QUE ME CAUSASSE CHOQUE MAIOR, NÃO SERIA NECESSARIO COMEÇAR UMA RESENHA USANDO UM PALAVRÃO.
EU SOU TOTALMENTE CONTRA OS PALAVRÕES, NÃO QUE NÃO DIGA NUNCA, MAS SOU CONTRA! AINDA MAIS EM TEXTOS EDUCATIVOS, BULAS DE REMEDIO E NOTAS DE FALECIMENTO.
NÃO SE PODE COMEÇAR UM TEXTO ASSIM COM UM “PUTA QUE O PARIU!” NÃO É CORRETO; NA VERDADE NÃO SE PODE USAR UM PALAVRAO DESTE TEOR, NEM NO INICIO NEM NO FIM, SEQUER NO MEIO ENTRE AS FRASES SOLTAS.
NÃO SE PODE FALAR PALAVROES NA FRENTE DE CRIANÇAS NEM DE LIVROS, COM EXCEÇÃO AOS LIVROS DE CONTABILIDADE E DIREITO PENAL E AS CRIANÇAS CARIOCAS.
MAS O QUE FAZER DIANTES A OBRA DE GARCÍA MÁRQUEZ?
APLAUDIR?
NÃO! ISSO EU JÁ FIZ EM OUTRAS OBRAS DELE, AGORA SÓ ME RESTARAM AS PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E A INVEJA POR NÃO TER TAL CAPACIDADE.
SENDO A INVEJA O SENTIMENTO MAIS EXECRÁVEL EXISTENTE NO MUNDO, OPTO PELOS PALAVRÕES; PORTANTO:
PUTA QUE PARIU!
CEM ANOS DE SOLIDÃO (364 pg. - Ed. Record); É ASSIM, DIGNA DE UM “PUTA QUE PARIU!” DAQUELES, NA FALTA DE OUTRA PALAVRA QUE REPRESENTE A SUA MAGNITUDE; FOI LANÇADA EM 1967, EM BUENOS AIRES, E NÃO É ESPANTO PARA NINGUEM SABER QUE JÁ FORAM VENDIDAS MAIS DE 30 MILHOES DE EXEMPLARES, E ATE HOJE SE FAZ ATUAL E DIGO MAIS:
- OBRIGATORIA!
A OBRA RENDEU O NOBEL DE LITERATURA EM 1982 À GABRIEL GARCIA MARQUES, E POR MUITOS É CONSIDERADO O LIVRO DA PROPRIA VIDA. SEGUNDOS OS INTELECTUAIS É A SEGUNDA MAIOR OBRA LANÇADA NA LINGUA CASTELHANA, PERDENDO APENAS PARA “DOM QUIXOTE DE LA MANCA” DE MIGUEL DE CERVANTES; ME FOGEM A MENTE OS CRITERIOS PARA O JULGAMENTO, MAS CONCORDO EM GENERO, NUMERO E GRAU.
CEM ANOS DE SOLIDÃO É DOTADO DE SURREALISMOS EM UM MUNDO QUE NÃO DEIXA DE SER REAL, POR ISSO MESMO É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES OBRAS DO REALISMO MAGICO OU MARAVILHOSO, MESCLADO EM UMA INFUSAO DE ACONTECIMENTOS EXTRAORDINARIOS, DOS QUAIS SE SOBRESSAEM A REVOLUÇÃO, A APARIÇÃO DE ECTOPLASMAS OS INCESTOS E A LOUCURA DE UMA FORMA COTIDIANA A SEREM ACEITAS POR TODAS COMO O MAIS COMUM DOS ACONTECIMENTOS.
A OBRA AINDA TEM COMO PONTO FORTE, A QUANTIDADE DE PERSONAGENS E SUAS PECULARIEDADES, QUE DE TAO EXENTRICAS HÁ DE AGRADAR HÁ DIVERSOS TIPOS DE LEITORES E O TRANSPORTAM PARA O VILAREJO DE MACONDO, COM TODA A ESTIRPE DOS “BUENDIA” QUE VIVEM O CICLO DA SOLIDÃO EM SEUS CEM ANOS DE MALDIÇÃO.
PARA ALGUNS É ACONSELHAVEL O USO DE UM BLOCO DE NOTAS PARA QUE NÃO SEJA PERDIDO O FIO DA MEADA ENTRE AS SEIS GERAÇÕES DOS BUENDIAS, QUE VIVEM O CICLO; DOS QUAIS TODOS SÃO JOSE ARCADIOS E/OU AURELIANOS; MAS NÃO TOTALMENTE NECESSARIO, POIS A MAGIA DA FICCAO ESTA TODA NO CONTEXTO E NA GRANDE ANALOGIA EM QUE GARCIA MARQUEZ TRANSCORREUS NAS PAGINAS DESTE BEST SELLER.
E QUE HAJA PALAVRÕES EM TODO MUNDO, POIS MUITOS HÃO DE DIZER OS SEUS P...
MAS POR AQUI, CHEGA DE PALAVRÕES.

BOA LEITURA.

Nenhum comentário: