terça-feira, 2 de junho de 2009

Resistência "A História de uma mulher que desafiou Hitler".



RESISTENCIA.
AGNES HUMBERT.
Autobiografia - 344 PÁG.
ED. NOVA FRONTEIRA.
R$8,00
NOTA 05/07

RESISTENCIA – A HISTORIA DE UMA MULHER QUE DESAFIOU HITLER (344 PG – R$8,00) CONTA A HISTORIA DE AGNES HUMBERT. UMA MULHER FORMIDAVEL QUE ALEM DE BRILHANTE, FOI LIVRE, MODERNA E TEVE UM AMOR PELA SUA PATRIA FRANÇA INCOMUM, CAPAZ DE FAZÊ-LA SUPORTAR “FELIZ” TODAS AS ATROCIDADES VIVENTES EM UMA GUERRA.
EM UMA ESPECIE ÚNICA, QUE MISTURA DIARIO E MEMORIAS, AGNES NOS RELATA NO LIVRO, AS CRUELDADES QUE FOI IMPOSTA A VIVER, PARA PODER VER SUA FRANÇA LIVRE DA ALEMANHA NAZISTA DE HITLER.
NOS CONTA COM DETALHES MINUCIOSOS PEQUENOS GESTOS DE HOSTILIDADES DOS GUARDAS DA SS, E AINDA ASSIM MATEM DE FORMA SUSTENTAVEL A SUA DIGNIDADE, PROPORCIONADA AS VEZES (E NÃO FORAM POUCAS) POR CENAS COMICAS, PROVINDAS DE PIADAS IRONICAS E SATIRIZADAS.
AGNES LUTOU COMO PODE E BRAVAMENTE CONTRA A INDIFERENÇA O RACISMO E AUTORITARISMO NO PERIODO ENTRE GUERRAS, E APÓS ESSE FOI PEÇA FUNDAMENTAL PARA CONDENAÇÕES E PRISOES DOS RESPONSAVEIS PELAS CHACINAS NA DECADA DE 40.
FOI UMA DAS PRINCIPAIS FUNDADORAS DO MOVIMENTO REVOLUCIONARIO “RESISTENCIA” QUE TEVE SEUS PRINCIPAIS INTEGRANTES FUZILADOS OU PRESOS NOS CAMPOS DE TRABALHO OBRIGATORIO. SE POR SORTE OU NÃO, ELA PROPRIAMENTE FOI PARAR EM UM DESTES CAMPOS, ONDE PASSOU FOME, NOITES MAL DORMIDAS E SOFREU NA INDUSTRIA DE SEDE ARTIFICIAL, CUJOS OS ACIDOS CEGAVAM E QUEIMAVAM A PELE DE SUAS MAOS, DEIXANDO EXPOSTAS A CARNE VIVA.
O NOME NÃO PODERIA SER MELHOR APROPRIADO, RESISTENCIA FOI O QUE TEVE A NOSSA HERONIA, COM GARRA, FORÇA E PRINCIPALMENTE AMOR PELOS SEUS, E PELA SUA PATRIA.
O QUE NOS PROVA QUE CONTRA A GUERRA O MELHOR REMEDIO É O AMOR.

Nenhum comentário: