segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quatro Estações


Stephen King.
Romance – 367 pág.
Ed. Objetiva – 1983.

SERIA MENOS ESTRANHO VER UM CACHORRO DE TRES PERNAS ANDANDO DE PATINS DO QUE ACHAR UM LIVRO DE STEPHEN KING ENTITULADO “QUATRO ESTAÇÕES”, É O EQUIVALENTE AO VER UM FILME DO TARANTINO SEM UMA BOA PANCADARIA OU OUVIR ALGUM MUSICA DO MC SERGINHO SEM PERGUNTAR A DEUS POR QUE ELE NOS DEU TANTOS OUVIDOS.
ENTRETANTO, PASMEM! É REALIDADE! STEPHEN TEM UM LIVRO ENTITULADO QUATRO ESTAÇOES, UM CLASSICO DE 1983 (367 P – ED. OBJETIVA), E VOCÊS VAO ME PERGUNTAR:
- SÃO HISTORIAS DE TERROR?
EU VOU RESPONDER:
- SIM E NÃO!
NÃO PORQUE O LIVRO NÃO TRATA DE MONSTROS ESCONDIDOS DENTRO DE ARMARIOS NEM DE HOTEIS ASSOMBRADOS E OU ALIENIGENAS HORRIPILANTES E SIM PORQUE CADA HISTORIA (SÃO QUATRO NO TOTAL) TEM O SEU TERROR INTRÍSECO E HORRIPILANTE.
KING UNIOU EM UM SÓ LIVRO, COMO ELE MESMO DISSE; HISTORIAS QUE NÃO SÃO CURTAS A PONTO DE SEREM CONTOS E NEM LONGAS PARA SE TORNAREM ROMANCES, SÃO QUATROS HISTORIAS CADA QUAL EM UMA ESTAÇÃO DO ANO, E COMO NÃO ERA DE SE ESPERAR UMA MELHOR DO QUE A OUTRA, PARA SE TER UMA BOA NOÇÃO DISSO DAS QUATRO TRES VIRARAM CONHECIDAS PRODUÇÕES CINEMATOGRAFICAS (UM SONHO DE LIBERDADE; CONTE COMIGO E O APRENDIZ).
ESSE LIVRO DEIXA BEM CLARO A INTMIDADE QUE KING TEM COM A ESCRITA, EM “REDENÇÃO DE SHAWSHNK” (O QUAL ORIGINOU O FILME – UM SONHO DE LIBERDADE) O AUTOR E CAPAZ DE CITAR COMO NINGUEM A PSIQUE DE UM PRESIDIARIO, OS DETALHES, AS ROTINAS, É COMO SE O PROPRIO KING ESTIVESSE PRESO, A HISTORIA TE PRENDE E TE LEVA A PRISAO NAQUELA PRIMAVERA, OS OUTROS CONTOS NÃO DEIXAM A DESEJAR EM O CORPO QUATRO AMIGOS SAEM GAROTOS EM BUSCA DE UMA AVENTURA E VOLTAM “HOMENS” DE PERSONALIDADE DEVIDO A TUDO QUE PASSARAM, SE A HISTORIA POR SI SÓ JÁ NÃO BASTASSE ELA AINDA ORIGINOU UM DOS FILMES MAIS INTERESSANTES E BONITO QUE JÁ ASSISTI (CONTE COMIGO), JÁ EM A PERDA DA INOCENCIA (O APRENDIZ NAS TELAS DE CINEMA) NA MINHA OPNIAO A MAIS ATERRORIZANTE DE TODAS, MOSTRA A QUE PONTO PODE CHEGAR A CRUELDADE DO SER HUMANO, BASTANDO PARA ISSO APENAS UMA BOA DOSE DE ESTIMULO E COMO UM GAROTO DE UM FUTURO BRILHANTE PELA FRENTE SE TORNA UM PSICOPATA DE FUZIL EM RISTE! POR FIM ESSA SIM BEM AO ESTILO DE KING, CONTA A HISTORIA DE UMA MÃE CAPAZ DE TUDO PARA PODER DAR A LUZ A SEU BEBE, ESSA HISTORIA SIM REPLETA DE MISTERIO, INCOGNITA E ENVOLTA NUMA PELE DE SOBRENATURAL PARA SATISFAZER O LEITOR MAIS AVIDO DA BIZARRICE DE KING.
NÃO DÁ PARA COMPARAR KING COM OS GRANDES MESTRES DA LITERATURA MUNDIAL, MAS ESTE É UM DOS LIVROS QUE COM CERTEZA ENTRARA PARA “OS MEUS FAVORITOS” LIVROS QUE NÃO CONSEGUEM SAIR DAS MÃOS, POIS A VONTADE TERMINA-LO É INSACIAVEL, MAS QUE NAS ULTIMAS PAGINAS, VOCE COMEÇA A LER DEVAGARZINHO PARA QUE ELE NÃO ACABE, NÃO LIA UMA HISTORIA TAO BEM CONTADA ASSIM, DESDE “O DIA DO CURINGA” OU DE “A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS”
A LIÇÃO QUE FICA DEPOIS DE QUATRO ESTAÇÕES E A DE QUE ROTULAR UM ESCRITOR PODE SER ALGO INJUSTO E TAMBEM MUITO PERIGOSO.
Boa Leitura!

Um comentário:

Ana Carolina disse...

achei que tinha se esquecido de mim :)) escreva-me! carol_l7@hotmail.com

beijo