terça-feira, 30 de junho de 2009

Amanhecer



AMANHECER

STEPHENIE MEYER
E-BOOK
NOTA 05/07

DEPOIS DE TER SACUDIDO O MUNDO LITERARIO COM CREPUSCULO, SURPREENDIDO COM O ECLIPSE E NÃO TER DITO NADA COM O LUA NOVA, MEYER ATE QUE ENFIM, CONSEGUIU CHEGAR AO “FELIZES PARA SEMPRE” COMO SUGERE O NOME DO ULTIMO CAPITULO DO LIVRO AMANHECER.
A FAMILIA DOS CULENS, OS LOBOS E TODA GENTE ESTRANHA DE FORKS TIVERAM UM FINAL, SE NÃO MUITO FELIZ AO MENOS ACEITAVEL, COM EXCEÇÃO DA CAGUETE DA VAMPIRA IRINA, QUE DIGAMOS LA, NÃO TEVE MUITA SORTE EM TODA A SÉRIE.
AMANHECER É CHEIO DE MAGIA, ALEM DE SER CATIVANTE, DESPERTA MUITO O INTERESSE DE LEITURA, CHEGA BEM PERTO DA LUTA PELA QUAL ESPERAMOS POR TRES LONGOS LIVROS E TRAS COMO PEÇA FUNDAMENTAL UMA MEIO VAMPIRA CUJO NASCIMENTO TRAZ A TONA O GRANDE MOTIM DO LIVRO. A GUERRA CONTRA OS VOLTURI´S.
A TENSAO TOMA CONTA DE TODA A OBRA, E UMA VEZ MAIS A CLAREIRA SE TORNA PALCO DE UMA POSSIVEL BATALHA, A MESMA QUE ESPERAMOS ACONTECER DESDE O SURGIMENTO DE JAMES E SEU BANDO; MAS QUANDO AGENTE ESPERA A LUTA COM SUPER PODERES, FEITO OS HEROIS E VILOES DE “X-MAN, LÁ ESTA BELLA, COM SEU ESCUDO PROTETOR, O SEU NOVO PODER DO QUAL ELA MAL SABE CONTROLAR, PARA NÃO DEIXAR QUE A LUTA ACONTECEÇA, ONUS DE PROTAGONISTA.
EM AMANHECER, MEYER RETOMA A BOM ESCRITA, E A FORMULA QUE FAZ CADA LEITOR NÃO QUERER DESGRUDAR OS OLHOS DO LIVRO. A TRAMA TEM SEUS ALTOS E BAIXOS COM DECISOES PREVISIVEIS E REVIRAVOLTAS RELEVANTES. O LIVRO FECHA COM CHAVE DE OURO TODA A SERIE, ISSO SE MIDNIGHT SUN, NÃO FOR MESMO LANÇADO, COMO PREVÊ AS LENDAS DA INTERNET.

BOA LEITURA

terça-feira, 2 de junho de 2009

Resistência "A História de uma mulher que desafiou Hitler".



RESISTENCIA.
AGNES HUMBERT.
Autobiografia - 344 PÁG.
ED. NOVA FRONTEIRA.
R$8,00
NOTA 05/07

RESISTENCIA – A HISTORIA DE UMA MULHER QUE DESAFIOU HITLER (344 PG – R$8,00) CONTA A HISTORIA DE AGNES HUMBERT. UMA MULHER FORMIDAVEL QUE ALEM DE BRILHANTE, FOI LIVRE, MODERNA E TEVE UM AMOR PELA SUA PATRIA FRANÇA INCOMUM, CAPAZ DE FAZÊ-LA SUPORTAR “FELIZ” TODAS AS ATROCIDADES VIVENTES EM UMA GUERRA.
EM UMA ESPECIE ÚNICA, QUE MISTURA DIARIO E MEMORIAS, AGNES NOS RELATA NO LIVRO, AS CRUELDADES QUE FOI IMPOSTA A VIVER, PARA PODER VER SUA FRANÇA LIVRE DA ALEMANHA NAZISTA DE HITLER.
NOS CONTA COM DETALHES MINUCIOSOS PEQUENOS GESTOS DE HOSTILIDADES DOS GUARDAS DA SS, E AINDA ASSIM MATEM DE FORMA SUSTENTAVEL A SUA DIGNIDADE, PROPORCIONADA AS VEZES (E NÃO FORAM POUCAS) POR CENAS COMICAS, PROVINDAS DE PIADAS IRONICAS E SATIRIZADAS.
AGNES LUTOU COMO PODE E BRAVAMENTE CONTRA A INDIFERENÇA O RACISMO E AUTORITARISMO NO PERIODO ENTRE GUERRAS, E APÓS ESSE FOI PEÇA FUNDAMENTAL PARA CONDENAÇÕES E PRISOES DOS RESPONSAVEIS PELAS CHACINAS NA DECADA DE 40.
FOI UMA DAS PRINCIPAIS FUNDADORAS DO MOVIMENTO REVOLUCIONARIO “RESISTENCIA” QUE TEVE SEUS PRINCIPAIS INTEGRANTES FUZILADOS OU PRESOS NOS CAMPOS DE TRABALHO OBRIGATORIO. SE POR SORTE OU NÃO, ELA PROPRIAMENTE FOI PARAR EM UM DESTES CAMPOS, ONDE PASSOU FOME, NOITES MAL DORMIDAS E SOFREU NA INDUSTRIA DE SEDE ARTIFICIAL, CUJOS OS ACIDOS CEGAVAM E QUEIMAVAM A PELE DE SUAS MAOS, DEIXANDO EXPOSTAS A CARNE VIVA.
O NOME NÃO PODERIA SER MELHOR APROPRIADO, RESISTENCIA FOI O QUE TEVE A NOSSA HERONIA, COM GARRA, FORÇA E PRINCIPALMENTE AMOR PELOS SEUS, E PELA SUA PATRIA.
O QUE NOS PROVA QUE CONTRA A GUERRA O MELHOR REMEDIO É O AMOR.