quinta-feira, 18 de setembro de 2008

HINO NACIONAL



DIGAMOS QUE EU NUNCA FUI UM DOS MAIORES ADMIRADORES DO HINO NACIONAL; A DISCIPLINA EXCESSIVA EXIGIDA ME INCOMODA E ME INTRIGA O FATO DE NUNCA TER OUVIDO O HINO NAS RODAS DE VIOLÃO, JÁ QUE É LÁ QUE SE ENCONTRAM AS CANÇÕES MAIS INTELIGENTES. NÃO CONCLUAM ERRADO!.
O HINO ME FAZ LEMBRAR O QUANTO EU SOFRIA NAS TARDES ENSOLARADAS EM QUE A TEMPERATURA ATINGIA OS SEUS 35 GRAUS E NÓS ENFILEIRADOS COMO SOLDADOS, FRITÁVAMOS AO SOL FEITO CALANGOS NO DESERTO.
ACREDITE!
EM FUNÇÃO DISSO, TODA A MINHA GERAÇÃO DEVE TER A VERSÃO AO HINO; MESMO QUE DISFARÇADA. É SÓ OLHAR BEM OS JOGADORES DE FUTEBOL, ELES NÃO SABEM SEQUER A LETRA, DISFARÇAM MUITO BEM. COM CERTEZA ESSES ERAM OS QUE DISFARCADAMENTE APENAS MEXIAM A BOCA, E ESTUFAVAM O PEITO, AS CELEBRIDADES, OS ATORES, CANTORES, NUNCA OS VI CANTAREM O HINO, MINTO UMA FEZ VI A FAFA DE BELÉM CANTAR, QUE BELOS “OMBROS” ELA TEM! NÃO DEU PARA PERCEBER SE ELA CANTOU CORRETAMENTE A LETRA.
OBS.: A FAFA NÃO É DA MINHA GERAÇÃO.
LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ESSA TEORIA, PODE SE ACREDITAR QUE O PRESIDENTE E SUA CONFRARIA DE MINISTROS, DEPUTADOS E OUTROS TIPOS QUE TANTO ADMIRAMOS ERAM OS QUE SABIAM A LETRA DE COR, POR FAVOR, SEM PIADINHAS SOBRE A ESCOLARIDADE DO PRESIDENTE.
EU DE FATO NÃO APRENDI A LETRA ATE HOJE, TALVEZ POR ISSO SOU O QUE SOU, OU O QUE NÃO SOU!
NAQUELA ÉPOCA EM QUE EU DEVIA ESTUDAR E TREINAR, EU ME ESPECIALIZAVA NA ARTE DO ARREMESSO DE BOLA DE PAPEIS, O QUE RESULTOU EM VARIAS VISITAS À SALA DE DIREÇÃO.
MAS O CASTIGO MESMO VEIO QUANDO FUI CONVIDADO CONTRA A MINHA VONTADE A HASTEAR A BANDEIRA, FUI PEGO DE SURPRESA, SE SOUBESSE ANTES TERIA LIMPO OS MEUS SAPATOS E LAVADO MEU UNIFORME, TUDO ISSO PARA IMPRESSIONAR A ANINHA, QUE FICAVA SEMPRE A PRIMEIRA FILA.
ENQUANTO IÇAVA A BANDEIRA, NÃO PARAVA DE OLHAR PARA ANINHA, E VIA QUE ELA ESTAVA SORRINDO, POREM QUANDO EU IMAGINAVA QUE RISO FOSSE PRA MIM, ELA RIA DA BANDEIRA QUE SE ENROLAVA TODO NO MASTRO.
NA FACULDADE DECIDI QUE PASSARIA A CANTAR, POR UMA QUESTÃO DE CIDADANIA, NÃO DEU CERTO ME FAZIA CONFUSÃO A LETRA, E OLHA QUE EU ATE GOSTO DA MELODIA.
QUEM É O POVO HERÓICO? ELE ESTA EM LIBERDADE OU ESTA “FULGINDO”?
CONFUNDO UM SONHO INTENSO, UM RAIO VIVIDO COM UM SÍMBOLO INTENSO DE RAIO ETERNO.
E O REFRÃO ME SOA
“TERRA MALTRATADA,
Ó MÃE SERVIL
ÉS TU BRASIL
SALVEM, SALVEM”
NOTEM COMO É COMPLICADO? DE TODA LETRA SÓ ENTENDO UMA FRASE QUE FALA DE NOSSOS GOVERNANTES:
“DEITADOS ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLENDIDO”
SENDO ASSIM, ME SUJEITO A APENAS OUVI-LO E ASSOBIAR ALGUMAS VEZES, MEU PAI ME CHAMA DE ANTIPATRIOTA, NÃO ME INCOMODA, AFINAL DE CONTAS, O NACIONALISMO TAMBÉM NÃO ME AGRADA, CAI MELHOR NA MÃO DOS NAZISTAS.
MAS ELE QUE NÃO VENHA ME PERTURBAR, SE NÃO VERAS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA E NÃO TEME A PRÓPRIA MORTE.

Nenhum comentário: