terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Colecionador de Promessas – Feliz Ano Novo!


TODO DIA 31 DE DEZEMBRO É SEMPRE IGUAL, TRANSITO CAÓTICO, FOGUETÓRIO E UMA PORÇÃO DE BÊBADOS, SOBREVIVENTES AO NATAL, DESCAMISADOS A PORTA DE CONVENIÊNCIAS E SUPERMERCADOS A PROCURA DA CERVEJA MAIS GELADA, CONSEGUINTE A NOITE NÃO MUDA MUITA COISA, APENAS SE ADICIONA AOS BÊBADOS (AGORA DE CAMISAS BRANCAS) A CERVEJAS E A CHAMPANHE COMPRADAS A TARDE NA CONVENIÊNCIA, CARNE DE PORCO, LENTINHA E A CONTAGEM REGRESSIVA PARA A VIRADA DO ANO.
APÓS COMER MUITA LENTILHA, JUNTAR CAROÇOS DE ROMÃ DENTRO DA CARTEIRA E FICAR SEGURANDO AQUELA NOTA DE CEM, QUE ALÉM DE NÃO TE PERTENCER, VOCÊ SEQUER A CONHECIA, TRAÇA OS SEUS OBJETIVOS E FAZ AS SUAS PROMESSAS.
“VOU PARAR DE BEBER” É A PROMESSA QUE ENCABEÇA A LISTA DE DESEJOS, APESAR DA POUCA ORIGINALIDADE, ESTA A CADA ANO ADERI MAIS ADEPTOS, SÃO OS QUE POR SUAS RAZÕES NÃO CONSEGUIRAM PARAR, E OS NOVOS QUE QUEREM SE LIVRAR DESTE MAL (QUE NÓS SABEMOS NÃO SER TÃO MAL ASSIM). O GRANDE PROBLEMA É QUE ESTA PROMESSA, SEQUER DURA UMA NOITE, E NO CHURRASCO DO DIA PRIMEIRO, ESTÃO TODOS BÊBADOS E DESCAMISADOS NOVAMENTE.
“VOU PARAR DE CHAMAR MINHA SOGRA DE PORCA GORDA” É UM DESEJO QUE TAMBÉM ESTA ENTRE OS MAIS CITADOS, MAIS ASSIM COMO O ANTERIOR É POUCO FUNCIONAL, E ASSIM QUE A LEITOA VAI À MESA, O SUJEITO SEMPRE FAZ O COMENTÁRIO DO TIPO. “AMOR, SUA MÃE VEIO JANTAR CONOSCO?”, HÁ EVIDENCIAS E BOLETINS DE OCORRÊNCIA QUE COMPROVAM SER ESSE O MOTIVO PARA O FIM DE TANTAS FESTAS (E TAMBÉM O INICIO DE TANTAS OUTRAS).
EU SOU MAIS RESERVADO COM MINHAS PROMESSAS PARA 2008 PROMETI PARAR DE FUMAR, EM 2009 QUERO FAZER ALGO MAIS AUDACIOSO, PROMETI NÃO COMER JILÓ E PARAR DE AFOGAR MEU CUNHADO NA PISCINA AOS DOMINGOS, O QUE ME LIVRA DOS SÁBADOS E FERIADOS. NÃO PROMETI PARAR DE FUMAR NOVAMENTE, POIS NÃO GOSTO DE REPETIR AS PROMESSAS, E TAMBÉM TENHO UM PACOTE DE LUCK STRIKE AINDA FECHADO NO ESTOQUE.
TAMBÉM PROMETI ASCENDER UMA VELA PARA SÃO PEDRO ACHO QUE SÓ A PROMESSA JÁ ME FAZ CONSEGUIR ALGUNS PONTOS COM O RESPONSÁVEL PELOS PORTÕES DO CÉU! SÓ ESPERO QUE ELE NÃO SAIBA QUE O MEU FAVORITO SEMPRE FOI SÃO JORGE, E QUE A VELA QUE EU VOU ASCENDER NÃO É NECESSARIAMENTE DE PARAFINA.
E ASSIM AS PROMESSAS VÃO SENDO FEITAS, UM MUTIRÃO, UMA ENXURRADA DE BOAS INTENÇÕES, UMAS VÃO SE PERDER AO LONGO DE 365 DIAS, OUTRAS SE QUER PASSAM DE UM PENSAMENTO, ESSAS NORMALMENTE SÃO AS MAIS ATREVIDAS. AS QUE SE PERDEM NO DIA SEGUINTE.
O PROBLEMA BÁSICO É O DIA SEGUINTE, O AMANHECER, POIS ATE QUE O SOL APAREÇA, AINDA É DIA 31. MAS É NO CLAREAR QUE AS PROMESSAS SE PERDEM, NO DIA SEGUINTE O QUE FOI PROMETIDO PASSA A SER DIGERIDO E GRAÇAS A BEBIDA - ESQUECIDO.
OS QUE NA NOITE ANTERIOR PROMETERAM VIRAR VEGETARIANOS SÃO OS PRIMEIROS A QUEIMAR OS DEDOS AO PÉ DA CHURRASQUEIRA, E O QUE PROMETEU NÃO BEBER E DIRIGIR, É O RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DA FAMÍLIA, QUE MORA EM PONTOS DISTANTES DA CIDADE, ELE SEQUER SABE O QUE É UMA CIDADE.
ATE MESMO AS CRIANÇAS, QUE PROMETERAM ESCOVAR OS DENTES TODOS OS DIAS, LEVANTAM À CAMINHO DIRETO PARA A GELADEIRA, O INVERSO AO DAS ESCOVAS, E SURRUPIAM OS DOCES E CARAMELOS QUE SOBRARAM DA CEIA DE REVEILLON.
NINGUÉM PERCEBE QUE COMEÇOU O ANO FAZENDO FALSAS PROMESSAS E MENTINDO UM BOCADO, FICAM ATE MEADOS DE NOVEMBRO ACREDITANDO QUE AINDA DE TEMPO PARA ALCANÇAR O ALMEJADO E VOCÊ PASSA O ANO ARREPENDIDO POR TER DEVOLVIDO AQUELA NOTA DE CEM, QUE POSSIVELMENTE VOCÊ SÓ A VERÁ NO PRÓXIMO DIA 31 DE DEZEMBRO.

Um comentário:

Anônimo disse...

VOCÊ É PERFEITO SABE BRINCAR COM AS PALAVRAS COMO NINGUÉM, E O MELHOR DE TUDO É QUE SEMPRE NOS IDENTIFICAMOS COM SEUS TEXTOS!