quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Quando politica se torna politicagem


Não é de se estranhar que a palavra “política” cause tanta repugnância, a grande maioria do povo brasileiro, a forma de se fazer politica no país não só perdeu o verdadeiro sentido, como esta com os princípios e valores invertidos, como se um poste urinasse no cão.
O bem individual massacra e pisoteia os bens coletivos, desta forma tudo que se pratica, não é como se prega, e tem por trás de uma fumaça de mentiras, o desejo implícito de tramoias e falcatruas. Esta é a politica brasileira, em que partidos não são separados por ideais divergentes e sim pelo contraponto do bom senso. Em que estão ocultos os interesses partidários, baseados em ganancia, visando benefícios, vantagens e regalias.
A disputa eleitoral é a amostra do horrendo, uma espécie de circo dos horrores, em que candidatos se atacam e agridem a tal ponto de nos entregar de bandeja e em pratos limpos toda sujeira que cortejada e cultivada nos antros do poder legislativo. Em momento algum, fica perceptível a vontade de realmente fazer o melhor para o povo o que de fato significa “politica”. O que se tem são apenas palavras ditas em boa oratória, com o objetivo fulgente de obter votos e aceitação, para mais quatro anos de mandato.
O que se faz no Brasil, seria inadmissível em qualquer país desenvolvido, alias é inaceitável em qualquer nação do mundo, seja aqui, no Congo, no Haiti ou na Groelândia. Piso Salarial extrapolado, além de uma serie de auxílios que por si só já são maiores do que o salário mensal de professores. É de realmente causar repulsa.
Politica é ciência voltada para o bem da cidadania, não há por que cidadãos se atrelarem de forma selvagem, apontando erros e batendo no peito com o jargão “eu sou o melhor para o país”, isso é apenas mais do mesmo, uma forma destoada de buscar uma cadeira cativa e “eterna” e assim garantir a riqueza de filhos e netos.
A politica é muito mais que isso, não é necessário uma quantia abusiva de votos e um paletó da Armani para se tornar um bom politico. Economizar água, pedir nota fiscal, usar transporte público e não jogar lixo no chão são atitudes politicas; pois fazem melhor o mundo no qual vivemos.
O fato de candidatos demonstrarem que estão em uma guerra ao poder mostra o quão imaturos somos em relação ao termo politica, não que tenhamos que evoluir, precisamos primeiro aprender.
Se você não é capaz de entender, isso explica a lassidão que temos diante de tanta corrupção, da qual nos contentamos em balançar a cabeça negativamente, mas seguir votando e esquecendo por quatro anos.

Clayton Soares (Febbem)

Nenhum comentário: