terça-feira, 29 de julho de 2008

CABO DE GUERRA



Com a chegada do papa Bento XVI ao Brasil, a igreja passou a estar em todas as manchetes, jornais e noticiários; é a grande vedete do momento, com direito a operação arcanjo, internet gratuita e tudo mais; esta com a moral tão alta que agora ela palpita com mais veemência nos assuntos do governo.

É um verdadeiro cabo de guerra em que o governo puxa de um lado, defendendo o aborto, o uso de preservativos, alegando questões, sociais, humanitárias e financeiras e a igreja puxa do outro, pedindo solução para a corrupção no judiciário, a crise na Amazônia e a tão sonhada reforma agrária. Enquanto esse impasse toma proporções gigantescas em Aparecida inicia a festa do oba-oba com a venda de bandeiras, túnicas, camisetas estampadas é tudo que deseja o comercio. Só faltou mesmo o papa beijar o solo tupiniquim ai sim a festa seria completa o equivalente a uma final de copa do mundo ganha sobre a Argentina, não! Melhor; ganha sobre a França.

Nem mesmo se o próprio descesse a terra teria tanto alarido, bem possível de ser injustiçado, acusado de falso modernista, de revolucionário, suas vestes despertariam suspeitas, suas sandálias “de mode” sua cabeleira despenteada no melhor estilo hippie punk só o tornaria mais rebelde, diferente do seu representante direto na terra, este sim. Polido; bem trajado, tradicionalista, e que quebra os protocolos em nome de seus fiéis, é a perfeita personificação da igreja, não aquela dos da inquisição, das bulas “licet ad capiendos” e “Ad Extirpanda” em que se queimavam bruxas e hereges, mas aquela que condena o uso de preservativos, mesmo sendo a AIDS a causadora de mais de 183 mil óbitos, só no Brasil; que condena o aborto mesmo tendo no mundo 1 bilhão de pessoas a passar fome, que condena o Rock, mesmo só tocando pagode nas manhas de sábado.

Talvez essa seja a explicação de tanto alvoroço com sua chegada, católicos, protestantes e ate mesmo, ateus, torcem para que sua passagem ao Brasil faça valer os motivos para tanta festa, que ajude o governo e igreja a puxar a corda para o mesmo lado.
Pois se ela arrebentar...
Não vai ser do lado mais forte. E o lado mais forte nós sabemos que é Deus.
Mas o lado mais fraco! Quem é?

Nenhum comentário: