terça-feira, 12 de agosto de 2008

Um Velho, as Olimpíadas, e a Política do pão e circo!


11/08/08 a 12/08/08
12:10

Algumas pessoas, das quais eu gosto muito, dizem que eu pareço um velho de 60 anos, cheio de manias, retrogrado, ultrapassado e com valores moralistas... Esse final de semana eu compreendi porque, depois de assistir três matérias jornalísticas, eu hei de concordar que pareço um velho de fato.
A emoção que o presidente lula sentiu ao ver a delegação do Brasil, o “modelito” dos atletas, a presença do presidente dos Estados Unidos da América – George W. Bush, até mesmo a questão da ordem alfabética em mandarim, tudo que fosse co-relacionado aos jogos olímpicos tinha destaque nos noticiários, menos a morte de um turista americano. Assassinado por um chinês!, essa noticia teve apenas uma citação, causas, local, nada mais foi divulgado, depois de procurar em outras fontes sobre esse ocorrido, li que as entidades competentes estão cuidando da família. Isso é importante! melhor mesmo não ter destaque na mídia um fato como esse, estragaria a festa olímpica!, é o mesmo que disse a benfeitora da segunda matéria, intitulada as Cachorreiras; que demonstravam a vida de empresarias bem sucedidas que se arriscam em terrenos baldios, para salvarem cães abandonados, mulheres que adotam cães que são maltratados pelos seus donos, que bonito não acham?!! Eu também achava, ate descobrir que elas gastam em torno de R$8.000,00 a R$10.000,00 por mês com os seus “pobres cãezinhos” incluindo ração, biscoito importados, fisioterapia e tratamentos específicos e mais intensificados, e melhor ainda, quando questionada qual a razão de tanta loucura por um cão, uma resposta que não poderia ser mais intrigante:
- Faço isso por amor, por que hoje no Brasil só se ouve falar em violência e crianças!, e esquecem dos animais.
É mesmo uma barbárie, onde já se viu, nos dias de hoje, pensar em crianças, quando se tem uma matilha de cachorros abandonados e sendo mal tratados por seus “Nardonos”. O que elas não sabem, é que muitas dessas crianças se tivessem um cão, o assaria para comê-lo. Pior do que isso, só a Guerra entre Rússia, Geórgia e Ossetia do Sul assunto da terceira matéria.
Espanta-me o fato de paises ainda entrarem em conflito por questões territoriais, ou vocês acham que a guerra é mais do que isso? Só porque a Geórgia é aliada americana, e na Ossetia do Sul cerca de 70% da população é russa? Que isso, imagina!, Eu como um velho de 25 anos com raciocínios extrapolados é que tenho mania de guerra fria! E na verdade sempre tive o sonho de ser comunista, mas nunca tive coragem de comer criancinhas.
Minha esposa uma jovem da mesma idade que a minha, é uma estudante de educação física, tentei comentar com ela sobre os motivos indignos da guerra (se é que existe sequer um motivo digno para as guerras) mas sem sucesso, ela não conseguia tirar os olhos do televisor, que transmitia quadro geral de medalhas, de tudo, aquilo foi o que me irritou realmente, esbravejei veementemente:
- Você ta ouvindo o que eu to dizendo? A Russa esta em guerra contra a Geórgia, e você só da atenção para os esportes.
A resposta dela foi uma poesia, reduzida em uma frase, a melhor possível, só ouvi algo parecido na infância quando meu pai insistia em me dizer que o rei Pelé havia parado uma guerra, ela respondeu:
- o esporte é capaz de parar as guerras!
Ela apenas sorriu depois que eu repliquei:
- É; eu percebi
então voltou para as medalhas.
Isso aconteceu no domingo, um dia de natureza circense, nenhum outro poderia ser melhor para a política do Pão e Circo, se faltar pão, dê o circo, eu já comprei meu nariz de palhaço! Só não garanto que possa fazer uma “a cão social” como nossas “cachorreiras”. Sou muito velho para isso, tenho valores e conceitos presos a uma coesa tradição familiar e pior do que isso, eu ainda me preocupo com a violência e as crianças de rua..

Nenhum comentário: