segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tédio!


13/12/06

Tédio é o eufemismo de preguiça! Uma forma suave de dizer que você não esta nem ai para a paçoca, a menos que a paçoca seja o apelido da secretaria que atende ao telefone.
Demasiadas vezes o tédio é relacionado com “falta-do-que-fazer” pelas suas características semelhantes. Mas a diferença é simples:
O tédio é uma sensação de angustia que aflora dentro do estomago, sobe pelo esôfago tromba na garganta, seca a saliva, causa irritação permanente nos olhos, cansaço sobre os ombros e sonolência; já “falta-do-que-fazer” é vagabundagem pura.
Dentre as pessoas afetadas pelo tédio, podemos citar os funcionários públicos nas tardes de sexta feiras, nas manhas de segunda e nos dias demais, os espectadores da seleção Dunga e os trabalhadores de Brasília. (tudo bem, eu sei que “trabalhadores”, é um exagero).
Não se preocupe apesar dos sintomas desagradáveis, o tédio não mata! Não é ilegal, mas engorda!
O melhor a ser feito, segundo estudos sem nenhum valor cientifico é ocupação, não ocupação alheia, como a praticada pelo Movimento Sem Terra; mas a própria ocupação, se ocupar diminui a lassidão cerebral e proporciona uma sensação de serventia (em outras palavras, você vai se sentir um pouco mais útil) mesmo que seja jogando “Campo Minado” ou ”Paciência Spider”.
Se ainda assim você continuar entediado, é melhor esperar até que seu chefe chegue, não há tédio que resista a presença do chefe, do patrão ou da secretária; outra medida simples, mas não tão bem sucedida, é torcer pelo recebimento de um e-mail, só o alerta já lhe ajudara a ficar entusiasmado, se o e-mail contiver tiras sádicas, chacotas sobre o seu time rival ou piadas sobre argentinos é quase possível você ter um ataque epilético devido a suma quantidade de adrenalina no organismo.
Agora se a mensagem virtual vier pedindo doações, sugerindo correntes ou possuir alguma frase de efeito do presidente Lula, é melhor pedir repouso para os próximos três dias e ficar em casa olhando as fotos da Paloma Duarte. Se o a licença estiver fora de cogitação, só lhe restará uma longa conversa com a secretaria, por que entediado ou não, tenho certeza que você adora comer paçoca!

Nenhum comentário: